O que é reciclagem?

 



A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas. É considerada uma das alternativas mais eficientes para tratar os resíduos sólidos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, e está diretamente inserida no contexto da economia circular.


Panorama da reciclagem no Brasil

O panorama da reciclagem no Brasil é repleto de desafios proporcionais ao tamanho do território nacional. Alguns números ajudam a ilustrar os obstáculos para a promoção da logística reversa das embalagens no país, envolvendo o ciclo que vai do descarte da embalagem até o reaproveitamento do material após a reciclagem. Em 2022, foram produzidos no Brasil mais de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Trata-se de um peso equivalente a mais de 70 mil estátuas do Cristo Redentor. 

Apesar de cerca de 30% dos resíduos serem de material reciclável (plástico, papel, metais e vidros), uma parcela mínima, entre 3% e 5%, é reciclada, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).


Segundo a Abrelpe, atualmente 61% dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil acabam em aterros sanitários. Isso significa que 39% dos resíduos sólidos urbanos não têm destinação ambientalmente adequada, e são levados para lixões e aterros controlados, que causam muitos prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população ao redor desses locais.


Qual o impacto de não reciclar?

Entre os principais impactos, podemos citar:


contaminação da água, a tornando impotável;

degradação das cidades;

poluição da terra, podendo a deixar infértil;

entupimento das galerias pluviais, provocando alagamentos em períodos de chuva;

diminuição da vida útil do aterro sanitário,

proliferação de pragas nas comunidades próximas do aterro.


Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/1001152/o-que-e-reciclagem#:~:text=A%20reciclagem%20%C3%A9%20o%20processo,qualidade%20de%20vida%20das%20pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como observar um eclipse solar corretamente

Atividade para Casa